Skip to content

Cavalos, bois, azeite, alho queimado e os Tumas.

maio 11, 2010

‘Tirem o cavalo da chuva. Não vou sair’, diz Tuma Jr.
O secretário admitiu ter amizade com Li, mas negou envolvimento com irregularidades. “É lógico que ele é meu amigo. Agora, que vantagem ele tem de ser meu amigo se ele está preso? Nenhuma. Não tem nada no Código Penal que diga que ter amigo é crime. O que não pode é acobertar atividade ilícita de qualquer um. E isso eu nunca fiz”, afirmou. Tuma Júnior disse conhecer Paulo Li há 20 anos e revelou ter ficado “abismado com as denúncias” envolvendo o amigo.

“Esse negócio de falsificar celular, confesso que fiquei muito chateado. Abismado. Não vou dizer que é mentira. Porque se está nos autos deve ser verdade. Agora, é uma coisa que eu jamais desconfiei. Não acredito que ele fizesse até. Porque conheço o cara há 20 anos. E eu não posso negar, nem que isso deponha contra mim, porque eu sou policial e eu tinha pelo menos que ter desconfiado. Se não desconfiei, é porque ele não fazia ou fazia muito recentemente. Porque não dá para andar com um cara que é bandido e não saber. Isso eu nunca desmenti”, afirmou.

Tuma Jr. tenta relaxar apreensão de dólares em aeroporto
O relatório da PF ressalta ainda que as gravações  evidenciam “eventual favorecimento de Romeu Tuma Júnior, na sua área de alçada, em crimes relacionados à evasão de divisas ou lavagem de dinheiro” e mostram o conhecimento prévio do secretário “de eventual prática ilícita, envolvendo crimes financeiros, por parte das pessoas envolvidas na apreensão de valores”.

Ministro pede a Tuma Jr. para se afastar e secretário nega, alegando que não cometeu crime
A questão chegou a ser discutida em reunião à noite entre Barreto e o presidente Lula, em Brasília. A situação do secretário está cada vez mais complicada. A Corregedoria Geral da Polícia Federal determinou a abertura de um inquérito específico para apurar as supostas ligações de Tuma Jr. com Paulo Li. Até então, o secretário não era considerado alvo da Operação Wei Jin, que resultou na prisão de Paulo Li. A corregedoria decidiu abrir o inquérito depois de analisar o conteúdo de HDs apreendidos com Paulo Li.

PF vê gabinete como ‘central de favores’
A PF gravou ainda ligações em que Mello, segundo os investigadores, faz suposta intermediação de pagamento de propina entre comerciante e um delegado da Polícia Civil de São Paulo. “Oh meu, tá faltando o azeite lá em casa, tá? Só pra te lembrar”, diz o delegado a Mello, que em seguida se encarrega de ligar para o comerciante e avisa: “Ele (o delegado) tá cobrando o azeite dele lá.”

Para lembrar…

Tuma gastou R$ 14 mil em hotel de cowboy
Conhecido como xerife do Senado, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) é um homem que não foge às origens. Fiel ao estilo que remete aos filmes de cowboy do velho oeste americano, Tuma passou os últimos dias de agosto num resort country que, segundo a propaganda, alia “conforto” e “rusticidade”, durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP), a maior do gênero no país. Rápido no gatilho, o senador sacou a conta do bolso e a atirou para o contribuinte, que pagou R$ 14.127,00 pelos três dias de hospedagem no hotel sertanejo.

Durante a festa, o corregedor do Senado foi jurado de um tradicional festival culinário, o da “queima do alho”, realizado no último sábado da festa.

One Comment leave one →
  1. Wank Carmo permalink
    maio 19, 2010 1:27 am

    Kkkkk “Xerife” e “xerifinho” estão na FSP da semana passada. E sabem a onde? Do lado dos chineses… Deu zebra. Mais: não me esqueço de que o”xerife” trabalhou para a ditadura militar. Basta pergutar para o Ilustre Almino Afonso, que deu uma esclarecedora entrevista para a Revista Brasileiros, se não me engano. Almino Afonso é secretário do Serra hoje em dia. Caboclo íntegro!

Deixe uma resposta

