Skip to content

A verdadeira rivalidade argentina

junho 15, 2010

Guerra, anglofobia, os privilegiados times de futebol e a verdadeira rivalidade argentina
As ações bélicas argentinas haviam iniciado dois meses e meio antes, na noite do 1 de abril de 1982 (mas que os militares argentinos – e os governos civis posteriores também – preferiram situar horas depois, já na madrugada do dia 2 de abril, para ser alvo de menos ironias), quando o então ditador do país, o general Leopoldo Fortunato Galtieri – famoso por seu intenso approach ao scotch e demais destilados – invadiu as ilhas, que haviam sido argentinas durante 13 anos (de 1820 a 1833) e que na ocasião estavam em mãos britânicas há 149 anos.

A Argentina, até esse momento, havia sido talvez o ponto da América do Sul que havia exibido maior influência da cultura inglesa. Não era à toa que o ditado popular definia o cidadão argentino como “um italiano que fala espanhol e pensa que é inglês”.

Um dos sinais mais evidentes da preferência argentina em derrotar a Inglaterra (trauma para muitos no Brasil, por questões de algo que poderíamos pitorescamente chamar de “ódios não correspondidos”) é que os dois gols mais recordados pelos argentinos são duas marcas realizadas contra a Inglaterra (e não são gols feitos contra o Brasil).
Os dois gols em questão foram realizados na Copa do Mundo de 1986, no México.
O autor de ambos gols foi o então jogador número 10 da seleção argentina, Diego Armando Maradona, atual técnico da seleção de seu país.

One Comment leave one →
  1. Wank Carmo permalink
    junho 17, 2010 2:00 am

    O bom nesta vida é que nós, nunca esquecermos a maldade da elite, seja ela executada ontem, hoje, ou mesmo amanhã. Sim, está tudo tão previsível que já sabemos os passos no tabuleiro.
    Enquanto a copa passa, mergulho nas letras de vários livros de Eduardo Galeano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: