Skip to content

A cara de José Saramago

junho 21, 2010


© Marcelo Buainain

Caras e Pessoas
Por Marcelo Buainain
19 de Junho de 2010

Para muitos, ao longo dos últimos 10 anos essa imagem do escritor José Saramago se tornou bastante conhecida, porém poucos sabem da sua história e da sua autoria. O autor não é desconhecido…
O ponto de partida é Lisboa, cidade onde vivi praticamente toda a década de 90. Foi nessa ocasião que tive oportunidade de formar uma parceria com a jornalista Cristina Duran que pautava os entrevistados e eu os fotografava. Momentos especiais foram vividos e compartilhados nas tascas e em nossas residências situadas no bairro de Alfama, quase a beira do rio Tejo. Deste elo profissional e desta amizade tivemos o privilégio de fotografar várias celebridades, entre elas Wim Wender, Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci, Irène Jacob entre tantos outros.
Tomado por uma certa insatisfação com os clichês fotográficos, concebi o projeto “CARAS E PESSOAS”, cuja proposta era apresentar uma personalidade portuguesa sob duas óticas: uma face que espelhasse o normal e a outra, a exemplo da famosa fotografia de Albert Einstein, o insólito, o inusitado.
Já em campo, empunhando uma Hasselblad e um estúdio ambulante, retratei o então presidente Mário Soares, a atriz Eunice Munhoz, o ator Joaquim de Almeida, o amigo e escritor Pedro Paixão, o pianista Bernardo Sassetti, o cineasta João Botelho, a cantora de fado Amália Rodrigues e entre tantos outros, João Fiadeiro, Sérgio Godinho, Rui Chafes, Pedro Cabrita, Ana Salazar, Jorge Molder e Júlio Pomar.
Sensibilizado com o drama humana narrado no livro Ensaio sobre a Cegueira, idealizei para o projeto Caras e Pessoas um retrato do escritor Saramago, enfatizando os olhos, a cegueira, a visão.
Em 25 de fevereiro de 1996, no bairro de Alfama em Lisboa, na residência da jornalista Cristina Duran, tive a oportunidade de focar os olhos e a alma de José Saramago, expressos nesse retrato.
Saramago, a nossa gratidão por acreditar na possibilidade e realização desta imagem.

2 Comentários leave one →
  1. junho 21, 2010 8:17 pm

    Grande Claudio, não imaginava que esta foto fosse do Buainain, que conheci há décadas, no MT .Puxei o texto para Babel. Bjs

  2. claudioversiani permalink*
    junho 23, 2010 9:18 am

    Cara amiga,
    essa foto do Marcelo Buainain é o melhor retrato do Saramago que eu conheço.
    Legal q vc conhece ele.
    Marcelo é um gde cara e um gde fotógrafo.
    Bjo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: