Skip to content

Pizzaria Senado

agosto 16, 2010

Pizzaria Senado, onde tudo acaba em pizza
Mas voltemos à pizzaria, cercada pelo ambiente acadêmico de uma das principais universidades do país – atmosfera que o ex-senador Darcy Ribeiro (1922-1997) tão bem conhecia. O saudoso antropólogo só não poderia imaginar que, ali tão próximo ao palco de históricos levantes de insurreição contra a ditadura, seria aberta uma pizzaria com um slogan que, embora clichê, tão bem representa o espírito de indignação do brasileiro com a política: “Aqui tudo acaba em pizza”.
Nos chamados “anos de chumbo” da ditadura, quando Brasília vivia seus primeiros anos de capital e a UnB se tornou foco de resistência do livre pensar, Darcy Ribeiro sequer poderia pensar em comer a iguaria num lugar chamado Senado Pizzaria. “Eu já estaria preso”, diz o estudante de engenharia de redes da UnB Moysés Lacerda, 24 anos, um dos donos do estabelecimento em cujo cardápio a pizza de muçarela é corretamente grafada com cedilha. “Perguntam pra gente: ‘vocês são burrão?’”, diverte-se o microempresário.


E no Rio de Janeiro…
A milhares de quilômetros de Brasília, outra pizzaria também teve a ideia de “homenagear” não apenas uma, mas as duas Casas legislativas. Trata-se da Pizzaria Congresso Nacional, localizada no centro de Cabo Frio (RJ).
Na estrada há mais tempo (“há opção de rodízio e oferece espaço para eventos”), a pizzaria cabofriense não recebe animais e fumantes, mas abre alas para a ironia fina: no cardápio, a variação de pizzas pode não acompanhar o número de 594 deputados (513) e senadores (81), mas excede em irreverência ao batizar algumas delas com nome de parlamentares.
Quem conhece o lugar sabe: pode-se devorar o senador fulano ou sicrano por meio da pizza homônima. E os praianos o fazem com prazer extra. Mas deixemos os detalhes para outra ocasião.

One Comment leave one →
  1. Wank Carmo permalink
    agosto 22, 2010 1:39 am

    Para o antro público chamado senado, eu convoco, eu convoco, eu convoco… Meteoros com cem metros de diametros e todos incandescentese e apetitosos. Assim pega a câmara junto junto com todos os anexos, ministérios, planalto, etc. E tudo isso numa cheia quarta-feira. Só não pode ser na quarta-feira de cinza nem quando a seleção da espanha jogar. Kkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: