Skip to content

Liu Xia e o Nobel de Liu Xiaobo

outubro 15, 2010

“As autoridades do governo gostam de fazer as pessoas sofrerem”‘, diz mulher do ganhador do Prêmio Nobel da Paz

Liu Xia, a mulher do ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Liu Xiaobo, foi autorizada a visitar seu marido no domingo, mas agora foi colocada sob prisão domiciliar. Em uma entrevista para a “Spiegel” antes do anúncio do prêmio, ela falou sobre a vida dele na prisão e disse que gostaria receber o prêmio em Oslo em nome dele.
Desde que o dissidente chinês preso Liu Xiaobo foi apontado como principal candidato ao Prêmio Nobel da Paz, sua mulher Liu Xia está sob os holofotes da mídia. Nos últimos dias ela deu várias entrevistas para publicações ocidentais, falando sobre o trabalho político de seu marido e sobre as condições que ele suporta na prisão na cidade de Jinzhou, onde ela o visita uma vez por mês por uma hora.A poeta e fotógrafa de 49 anos foi autorizada a ver seu marido no domingo, após ele tomar conhecimento de que tinha ganhado o prêmio, mas agora foi colocada sob prisão domiciliar, segundo organizações de direitos humanos. Ela não está autorizada a contatar a mídia ou seus amigos.

A dica veio de Ana Peluso.

No UOL é só para assinantes, mas na rede tem…

zelmar.blogspot.com

Spiegel: Seu marido está em uma prisão na província de Liaoning, o que representa uma grande distância para você viajar. Por que ele está cumprindo pena lá?
Liu: As autoridades do governo gostam de fazer as pessoas sofrerem. Faz parte da natureza delas. Quanto pior você se sente, melhor elas se sentem. É doentio.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: