Skip to content

Vamos combinar

outubro 25, 2010

Quem ameaça a liberdade de imprensa

Eu acho importante que Pedro Abramovay faça questão de defender a liberdade de imprensa num momento em que poderia considerar-se vítima dela.
Depois que a reportagem foi publicada, o advogado relatou a pessoas de sua confiança que, ao ser procurado pelos repórteres, solicitou provas de que fizera tal declaração envolvendo Dilma e Gilberto Carvalho. Queria uma gravação, uma transcrição.
A revista não atendeu ao pedido e foi em frente com a reportagem. Colocou a declaração que Abramovay garante jamais ter dito na capa, baseada no testemunho de Romeu Tuma Jr., delegado que antecedeu o advogado no cargo e que acabou afastado do governo depois de ter sido gravado em diálogos que apontavam para uma proximidade suspeita com personagens do crime organizado.

Essas perguntas mostram a importância da afirmação de uma postura de princípio pela liberdade. Ela implica em afirmar a fé na consciência dos cidadãos e no respeito por seus direitos.
Mas elas também mostram outra coisa. É e sempre será necessário defender a liberdade de imprensa como um valor insubstituível da vida moderna — mas essa postura se tornará enfraquecida sempre que a própria imprensa puder ser vista como interesseira, parcial ou apenas leviana.
A liberdade inclui, como se sabe, o direito de dizer besteira. Mas o prestígio da imprensa ficará complicado quando ela começa a abusar dessa possibilidade, não é mesmo?

Via twitter de Zuleika de Souza

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: