Skip to content

O que será da Catalunha?

novembro 28, 2010

Eleições na Catalunha: um teste para a ideia de separar-se da Espanha

Ricardo Setti

O governo eleito amanhã precisará dar respostas a essa situação. Do ponto de vista legal, tudo o que se pode fazer é tentar renegociar uma reforma no Estatuto que devolva poderes aos catalães de uma forma que não trombe com a Constituição. Missão difícil. Mais ainda será um eventual caminho para a independência.

Ninguém prega a violência ou a luta armada, naturalmente. Mas um plebiscito, que a coligação CiU gostaria de realizar em 2014, não se revestiria de validade jurídica. Só o governo central pode convocá-los, e uma eventual decisão sobre a independência da Catalunha precisaria ser tomada pelo conjunto dos cidadãos espanhóis, e não apenas pelos catalães. Sem contar que jamais uma Catalunha independente obteria apoios na União Européia, em cujos principais países, como o Reino Unido, a França e a Itália, existem minorias nacionalistas.

Além de todas essas dificuldades, a coligação CiU, que deverá vencer a eleição, provavelmente não alcançará maioria sozinha. Por afinidade nacionalista, precisará aproximar-se de duas forças que, ideologicamente, lhe são estranhas — a Esquerda Republicana do líder Joan Puigcercós ou a Iniciativa pela Catalunha-Verdes de Joan Ridao, deputado tão hostil às instituições da Espanha que jamais se permitiu colocar uma gravata no plenário do Congresso, em Madri.

Por afinidade ideológica, a CiU tem como opção aliar-se aos direitistas do Partido Popular o que, porém, constitui maldição de tal natureza na Catalunha que é altamente improvável. Resta uma também complexa, dificílima possibilidade: um governo de coligação com os adversários socialistas catalães, no seio dos quais também cresce o nacionalismo mas que ainda mantêm fortes laços com o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de Zapatero.

Os socialistas catalães defendem a tese, exposta no passado pelo ex-presidente da Generalitat Pasqual Maragall, de que há, sim, lugar para a Catalunha “en esta nación de naciones que es España“.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: