Skip to content

As fotografias de Usha Velasco na memória de Brasília

dezembro 17, 2010

USHA VELASCO EXPÕE O PROJETO OLHAR NO TEMPO: ENCONTROS E TRÂNSITOS
A fotógrafa Usha Velasco realiza uma primeira mostra do projeto que lhe rendeu o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2010. Intitulada O Olhar no Tempo: Encontros e Trânsitos, a proposta visa desencadear o debate acerca de questões relativas à percepção do homem sobre a linearidade do tempo, utilizando a fotografia como ferramenta e objeto de reflexão.
Olhar no Tempo: Encontros e Trânsitos traz para o centro de Brasília retratos das décadas de 1920 a 1940, ampliados e colados em lugares com grande circulação de pessoas. A distribuição das imagens pelo espaço urbano é apenas uma das etapas do trabalho, que se desenrola com a documentação das reações provocadas pela intervenções. Este processo está sendo registrado por meio de técnicas fotográficas antigas, gerando um segundo produto a ser exposto posteriormente.
A pesquisa é concebida como uma possibilidade de vivenciar o encontro de tempos e espaços diferentes, imprimindo na cidade um olhar de outro século e trazendo para o presente o potencial criativo de outras técnicas.


© José Rosa (pinhole)

As fotografias inseridas em espaços do centro de Brasília foram feitas e ampliadas nos anos 1920, 1930 e 1940, pelo bisavô e o avô de Usha, ambos fotógrafos. Sua avó é modelo de várias das fotografias antigas – e também do trabalho atual da autora.
Olhar no Tempo: Encontros e Trânsitos pretende, essencialmente, suscitar indagações e despertar no público a curiosidade sobre questões básicas da experiência de estar no mundo.


© Usha Velasco

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: